As Onna-bugeishas ou Mulheres Samurais (女武芸者)


Diferente do que muitos pensam, não eram apenas os homens que tinham a honrosa oportunidade de se tornar um Samurai no Japão feudal. Pertencentes à classe alta, algumas mulheres eram membros da classe Bushi(武士) a mesma que os samurais pertenciam.
Estou falando das Onna-bugeisha, mulheres treinadas para se tornarem poderosas guerreiras cuja função era majoritariamente defender a casa e sua família e lutarem ao lado dos Samurais caso fosse necessário, providenciando apoio.


Treinadas principalmente com a Naginata—uma espécie de lança que consistia num bastão com uma lâmina afiada apenas de um lado, curvada no seu fim. — As Onna-bugeishas também poderiam usar o kaiken—um tipo de adaga— e a arte do Tantojutsu em batalha, tudo isso garantia uma enorme versatilidade contra qualquer tipo de inimigo e arma.

Mesmo fazendo parte da classe Guerreira (Bushi) sua função primordial era tomar conta dos filhos. Em oposição ao que muitos imaginam mesmo cuidando da casa elas não eram menosprezadas, pelo contrário, as Guerreiras eram consideradas mulheres melhores que as que não eram, pois elas poderiam abrir mão de tudo para seguir o Bushido (Caminho do Guerreiro).

Há relatos de que muito antes do surgimento dos Samurais, as mulheres já aprendiam o combate com a Naginata e outras artes com armas para poder garantir a segurança de sua moradia ou de vilas, pois nem sempre havia um homem que pudesse manusear uma lança ou uma espada no local. Sempre que houvesse um distúrbio durante a noite ou alguém suspeito entrasse no vilarejo, as mulheres empunhavam sua Naginata, que geralmente ficava estrategicamente posicionada em uma das paredes da casa e saiam corajosamente pela cidade para resolver qualquer problema que fosse.

Escrito por Lucas Trevisan – Apaixonado por cultura oriental, Lucas é praticante de Aikido e estudante de Psicologia. http://samuraiweb.com.br/2016/02/19/as-onna-bugeishas-ou-mulheres-samurais-%E5%A5%B3%E6%AD%A6%E8%8A%B8%E8%80%85/

Nenhum comentário:

Postar um comentário