Vila Ninja de Koga

 Koga-no-sato, ou ‘Kōka-no Sato Ninjutsu-mura’ ( 甲賀の里_忍術村) é uma pitoresca e autêntica vila ninja aninhada em meio à floresta primitiva das Montanhas Suzuka em Shiga. A remota vila rural é composta pelas antigas, e únicas, remanescentes residências dos intrépidos e lendários guerreiros ninjas do Período Edo (1603 – 1868).

A Vila Ninja koka é uma das atrações da pequena cidade de Koka, também chamada de ‘Koga’. Junto às aldeias vizinhas, como Iga, Koka no sato pode ser considerada a terra natal dos ninjas no Japão. 

Os Lendários Ninjas de Shiga

Localizada em meio a floresta, a Vila Ninja koka (賀 Kōka no Sato Ninjutsumura) consiste de um complexo temático que abriga habitações únicas dos lendários guerreiros das sombras que ajudaram a moldar a história do Japão. Com uma paisagem áspera e montanhosa, Koka tornou-se um excelente retiro no qual os ninjas puderam aprimorar suas técnicas de combate. O terreno de difícil acesso era ideal para aqueles que desejavam fugir da detecção, como bandidos ou derrotados em conflito. Comunidades autônomas foram formadas nas montanhas e vales da região a sudeste de Kyoto; capital do Japão na época.

Como consequência, os ninjas dessa região tiveram acesso a uma grande quantidade de conhecimento, particularmente sobre armamentos e fabricação de pólvora, bem como sobre medicina e chás; eles eram altamente educados e usavam seu conhecimento científico no curso de suas missões (sinais de fumaça, desvios, disparos ou ação secreta letal) – Mochizuki, uma das famílias mais poderosas dominava a habilidade em produzir medicamentos e pólvora. Livros entregues através do relatório da escola Koka afirmam que os ninjas estavam acostumados a beber chá misturado a diferentes ervas. Fabricado usando a antiga receita, o chá de ervas ‘kenpocha’ está atualmente disponível na casa koka.

Também tinham que apresentar uma excelente condição física, além de conhecer a arte da camuflagem. Os Ninjas também foram submetidos a treinamento psicológico significativo para desenvolver a flexibilidade de suas mentes e se adaptar a qualquer situação de perigo.

Esses intrépidos combatentes surgiram no início das guerras incessantes que atingiram o Japão no século XV e XVI. Acredita-se que já existiram 49 escolas ninjas no país nesse período. As duas maiores potências entre eles eram as escolas Koka e Iga. Também chamados de ‘Shinobi’, ou ‘shinobi no mono’ (aqueles que agem em sigilo), os guerreiros de Shiga ganharam reputação por suas esmeradas habilidades de lutas marciais. A existência dos ‘Ninja Koka’ tornou-se conhecida em todo o território nipônico a partir de 1487 durante a Batalha de Magari, audazes, ajudaram o Clã Sasaki Rokkaku a desafiar o Xogunato Muromachi lançando ataques surpresa nas montanhas e queimando o quartel-general inimigo.

Reconhecidos como guerreiros ‘ashigaru’ (soldados de infantaria) cujo título era semelhante ao dos samurais, realizavam missões de espionagem em território inimigo, sendo muitas vezes contratados como mercenários, ou soldados pagos, pelos líderes dos estados em guerra. A partir de 1600, a maioria dos ninjas atuou em trabalhos de espionagem, como guardas de castelos, ou foram empregados como espiões dos ‘Daimiô’ (Senhores feudais; poderosos senhores de terras no Japão pré-moderno).

Kōga Village: Atrações da Vila Ninja

Uma das principais atrações de Koga-no-sato é a ‘Casa Ninja’, ou Koka-ryu Ninjutsu Yashiki, uma antiga habitação ninja de três andares construída há cerca de 300 anos como a casa da família Mochizuki – líderes das 53 famílias Koka, eram considerados umas das principais e mais influentes famílias durante o período dos Estados Em Guerra.

A casa é equipada com dispositivos (karakuri) passagens secretas, paredes que se movem, assim como alçapões e armários que quando a porta é aberta, uma escada escondida é revelada, entre outros mecanismos usados durante o apogeu dos guerreiros para proteger os moradores, ou proporcionar uma fuga fácil, pois, invisível aos olhos dos inimigos, permitiam aos ninjas desaparecer instantaneamente; hoje, uma equipe de funcionários treinados faz demonstração de seus vários alçapões e compartimentos ocultos. No local, os visitantes podem ainda ter um vislumbre do mundo real dos ninjas assistindo vídeos sobre sua história (legendas em inglês e chinês disponíveis).

O Museu Ninjutsu com exposições permanentes de relíquias informam sobre o estilo de vida ninja, assim como ferramentas e armas utilizadas no passado como, por exemplo, o arremesso de ‘shuriken’ (estrela de arremesso), ‘makibushi’ (espinhos de terra espalhados para ferir perseguidores) e ‘shikomizue’ (bengalas que escondiam espadas).

Ninja por um dia

Outras características interessantes na vila incluem uma pista de obstáculos de nove estágios em que, os mais aventureiros, podem até tentar uma experiência imersiva como andar sobre a água, arremessar o shuriken ou escalar paredes com autênticas ferramentas concebidas pelos habilidosos ninjas (‘Mizugumo’, que significa aranha d’água). Além de poder alugar trajes (preto e vermelho) usados pelos guerreiros e eternizar o momento em fotos tiradas em um cenário real ninja.

A temática e preservada Vila Ninja localiza-se a uma caminhada de cerca de 30 minutos da Estação de Koka. Geralmente, um ônibus de transporte gratuito aguarda a chegada dos visitantes na entrada norte da Estação Koka. Sua proximidade com Kyoto torna-a uma parada acessível a muitos visitantes em busca de férias carregadas de emocionantes aventuras.

Em Kōka-no Sato Ninjutsu-mura o visitante encontra ainda o Santuário Shinobi, Santuário Aburahi, mansão Karakuri, Shirikendo Dojo e loja de souvenires com temática ninja, incluindo exclusivos da Koka House, entre outras atrações, todas em uma vasta área cercada pela floresta primitiva das Montanhas Suzuka de Shiga.

Uma imagem carregada de mistério

Os lendários e ágeis guerreiros trajados de negro e mascarados foram imortalizados nas artes como o tradicional Teatro Kabuki, assim como no cinema moderno ao redor do mundo. A partir de então, os ninjas foram estereotipados e romantizados em muitos elementos da cultura popular – filmes de Animação, Animes e Mangás disseminaram a imagem carregada de mistério dos impressionantes guerreiros.

Ao desfrutar da natureza na pitoresca aldeia carregada pela atmosfera dos antigos guerreiros, é possível se deixar transportar a remotos tempos, uma viagem de volta à era dos Ninjas, uma divertida aventura para descobrir alguns dos segredos dessas emblemáticas figuras.


https://cacadoresdelendas.com.br/japao/koga-ninja-village-a-terra-natal-dos-ninjas-em-shiga/?fbclid=IwAR1fjS3g__2lqCGl8jFzNWenzNNpURi_DTNLH88fErzIROMAIAEO0WCKIY4

Nenhum comentário:

Postar um comentário