Consegue encontrar os atiradores?


O fotógrafo Simmon Menner entrou em contacto com o exército alemão para saber se estariam interessados em ajudá-lo a criar imagens onde os membros do exército estavam escondidos, ou melhor, camuflados, para o seu trabalho “Camuflagem”. Parece que estavam mesmo camuflados e as imagens tornaram-se virais.

Menner preparou duas sessões separadas, uma numa floresta “aborrecida” no norte da Alemanha com soldados jovens e inexperientes. A segunda sessão, nos Alpes Alemães, foi feita com soldados de elite.

“Achei muito interessante trabalhar com soldados com ordens para que seguissem as minhas instruções”, escreveu Menner via email. “Tentei ser o mais respeitoso possível com eles, mas também não questionaram nada do que lhes pedi.”

Menner considera o seu trabalho como uma abordagem conceitual sobre conflito e a guerra. Este afirmou que a ideia de conflito para ele não era apenas uma questão de guerra, mas também um reflexo da sociedade – incluindo as formas com as quais as marcas e o marketing influenciam os consumidores.

O atirador está debaixo de uma cobertura de musgo atrás de uma pequena árvore com um tronco dobrado no lado esquerdo da imagem.


O atirador está debaixo do lado esquerdo do vidoeiro.


O atirador está mesmo debaixo da pedra grande no canto inferior esquerdo, onde a cor das pedras muda de claro para escuro.

“A principal pergunta para mim e o meu trabalho neste momento é, como as imagens são usadas para influenciar as pessoas e as suas decisões”, escreveu Menner.

“No fundo, atiradores escondidos e anúncios da Apple têm algo em comum, uma vez que ambos tentam afetar-nos com ideias sobre coisas que não conseguimos ver. Mas acho que é muito mais fácil detetar isso ao “procurar” atiradores escondidos do que a olhar para anúncios da Apple.” 


O atirador está num pequeno monte junto à floresta no lado direito da imagem.

Uma vez que isto não é um pro­jeto para do­cu­men­tário, Menner afirmou que a parte di­ver­tida é tentar en­con­trar os ati­ra­dores es­con­didos. Em­bora tenha uti­li­zado pes­soas reais e criado ima­gens nas quais os ati­ra­dores estão de facto es­con­didos, muitos dos co­men­tá­rios que re­cebeu dos seus vi­su­a­li­za­dores eram a ques­ti­onar a au­ten­ti­ci­dade das ima­gens, algo que ele acha di­ver­tido. 

“Pri­meiro de tudo, sim, são reais” es­creveu ele. “Todos os que ti­verem dú­vidas disso podem en­trar em con­tacto com o exér­cito alemão. Em todas as fo­to­gra­fias es­ti­veram pre­sentes ati­ra­dores e ti­nham de facto or­dens para apontar para a câ­mara, para que me pu­dessem ver, mesmo que eu quase nunca os con­se­guisse ver a eles. O treino pro­fis­si­onal que re­ce­beram sig­ni­fica que nal­gumas ima­gens é im­pos­sível en­con­trar-lhes o rasto, mesmo que se vas­culhe a imagem pixel a pixel. Isto é exa­ta­mente como um ati­rador deve apa­recer numa flo­resta.”


O atirador está mesmo no caminho, dentro dos pequenos arbustos.


O atirador está debaixo dos galhos e ramos à esquerda.


O cano da arma do atirador está visível no topo das duas pedras grandes no canto inferior direito.



17 Janeiro
insider.pro/pt-br/article/63180/



Nenhum comentário:

Postar um comentário