Lições dos Samurais


ESSAS SÃO AS 8 LIÇÕES DOS SAMURAIS QUE VALEM A PENA APLICAR NA VIDA MODERNA

As práticas do Bushido, o caminho do guerreiro, consistem em um código de conduta que preza pelos valores morais e remontam ao Japão em seu período feudal. Até hoje este código de conduta influencia e muito a sociedade japonesa e isso talvez seja nosso motivo de admiração a essa cultura.

Por isso, separamos 8 práticas dos samurais que você pode adotar em sua vida em sociedade e assim se tornar um indivíduo mais responsável. Veja a seguir:



8 – A coragem

Ter medo é um verdadeiro fracasso para um samurai. Conforme o Bushido, o praticante precisa ser totalmente seguro e destemido para que alcance aquilo que precisa, sem temer a derrota. O samurai deve agir sempre com precisão e objetividade mediante as diversas circunstâncias que a vida nos impõe.

7 – A virtude da prontidão

Todo samurai sempre está preparado para qualquer adversidade que tenha de enfrentar. Os samurais são excelentes em observar e fazer a leitura da situação para que possa agir da melhor maneira possível. Assim sua destreza é aprimorada e facilmente ele consegue resolver os problemas da vida.

6 – O autocontrole

Controlar as emoções é fundamental para que o samurai trabalhe as outras virtudes, principalmente a da prontidão que exige a leitura da situação. Por isso, o samurai pratica o autocontrole para que possa ficar consciente de seus atos e melhor aplicar as técnicas de destreza.

 5 – Dever

Os samurais têm a consciente de que uma palavra pronunciada e um ato uma vez feito, jamais serão esquecidos. Por isso eles se tornam inteiramente responsáveis por aquilo que dizem ou fazem, como também suas consequências.

4 – Praticar o bem

As pessoas que têm uma habilidade além de outras deve usá-la em favor do bem, do próximo, acima de tudo. Os samurais não precisam se autoprovar a ninguém e eles são educados com todas as pessoas, incluindo seus próprios inimigos.

3 – Disciplina

Os samurais sempre respeitam os ensinamentos que aprendem e sempre estão dispostos a aprender. Eles praticam a virtude da disciplina para que no dia de hoje possam ser melhores que ontem e no dia de amanhã, melhores do que foram hoje. Somente com a disciplina podemos nos tornar melhores.

2 – A honra

A honra é um principio base de toda conduta samurai. Eles jamais abandonam a honra e o caráter de serem quem são, de forma que estão conscientes que podemos morrer mas o que fica é sempre o nosso legado – e isso que nos faz eternos.

1 – Honestidade

Esse é de fato o principio divino que rege a vida dos samurais. Segundo o código de conduta samurai: “Eu não tenho poder divino, faço da honestidade meu poder divino.”
A honestidade é primordial para toda a vida e para que assim possamos fazer a diferença para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário