Este fim de semana ocorre — na Estância Gaúcha do Planalto — um encontro bem incomum, o Salão Brasiliense de Cutelaria. Com programação até as 20h de sábado (1º/4) e de 10h às 16h de domingo (2), o evento reúne mestre cuteleiros e apaixonados por facas em geral. Além de palestras e demonstração de forjamento, o público tem acesso a diversos modelos fabricados no Brasil e no mundo.
Segundo Milton Hoffmann, organizador da feira e coordenador do curso de Cutelaria da Faculdade de Artes da Universidade de Brasília, o intuito é divulgar sobre a arte que já chegou a ser extinta. "A fabricação de ferramentes de corte remete à idade média. No entanto, com a revolução industrial e a evolução do modo de produção, a profissão de cuteleiro se extinguiu". De acordo com Hoffmann, a arte retornou há pouco tempo. "Cerca de 50 anos atrás, mais ou menos, os europeus resolveram reviver a atividade na forma que era feita antigamente", conta.
Para outra informações clique aqui.
Correio Brasiliense
postado em 01/04/2017 18:36 / atualizado em 01/04/2017 19:20
Geison Guedes - Especial para o Correio
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/04/01/interna_cidadesdf,585430/salao-brasiliense-de-cutelaria-reune-apaixonados-por-facas-em-brasilia.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário