2017: O Ano dos Bastões no Sistema Shinobi Keiko Kai de Arte Marcial

O bastão sempre foi um instrumento de uso corriqueiro nas mais diferentes culturas, seja como objetos decorativos, apoio para caminhadas, cajados de diversas formas ou até mesmo como traves para carregar baldes d´água e/ou outros objetos.

Por ser de fácil de aquisição, não ter aparência ofensiva e estar sempre à mão, tornou-se uma arma comum e ao mesmo tempo versátil e poderosa, utilizada tanto para atacar e/ou defender, quanto para desarmar e/ou imobilizar um oponente.

Dentro do Sistema Shinobi Keiko Kai os bastões utilizados para o combate são o Bo (1,80 m), o Jo (1,28 m), o Hanbo (90 cm), o Tanbo (60 cm), o Tansaibo (bastão fino de 24 cm) e o Tenouchi (± 12 cm).

Para facilitar a didática e a aprendizagem do Bukijutsu (técnicas com armas), foi estruturado dentro do Sistema Shinobi Keiko Kai um método de ensino chamado de "Arma do Ano".

Durante o ano em questão, a Organização Shinobi Keiko Kai enfatiza o treinamento de uma arma ou conjunto de armas específicas, onde se estuda profundamente a arma escolhida através de treinos, seminários e gasshuku. Contudo, também treina-se as outras armas do Sistema.

Seguindo este princípio, em 2015, a Tanto (faca) foi escolhida como a Arma do Ano, sendo sucedida pela Katana (espada), em 2016. Para 2017 as Armas do Ano serão os Bastões de Combate.

As técnicas de Bojutsu ou técnicas de utilização dos bastões do Sistema Shinobi Keiko Kai foram estruturadas para serem utilizadas por pessoas de todas as idades e seguem os princípios de combate de diversas culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário