Algumas pessoas referem-se à academia de artes marciais como um dojo, porém as duas coisas são diferentes. A palavra Dojo somente se refere ao espaço físico onde ocorre o treino de uma arte marcial japonesa, enquanto academia se refere ao local (prédio) onde se pratica artes marciais e outra atividades físicas. Portanto, o dojo é o lugar onde se pratica o “caminho”, por exemplo: podemos estar praticando uma arte marcial em um jardim, então, ali é o Dojo.
Os antigos textos os samurais diziam que o Dojo é o local onde poderiam morrer mil vezes para não morrerem no combate.
O Dojo é o lugar onde buscamos a excelência de nossa essência. É o lugar sem espaço para o nosso ego, nosso preconceito e nosso desejo. É o lugar onde procuramos descobrir o nosso eu verdadeiro. É um lugar de amor e respeito mútuos. É o lugar aonde podemos encontrar a paz que não achamos lá fora.
No Dojo buscamos aperfeiçoar o espírito humano através do esforço, da dedicação, do sacrifício e do trabalho duro. O dojo é um lugar de paz, de harmonia, de iluminação e de manutenção da ordem natural das coisas.
No Dojo, o propósito comum, o desafio físico e mental, o esforço, o sacrifício e o crescimento comum geram uma fraternidade única entre as pessoas cujas vidas e espíritos estão sendo continuamente aprimorados, forjados e moldados nas chamas da prática da Arte Marcial e na busca contínua e incansável da perfeição.
O Dojo é um local de respeito, não de brincadeiras, e todos devem se comportar de maneira formal e polida. Os mais graduados são as referências aos menos graduados, portanto devem sempre partir deles os exemplos de comportamento nos treinos. A conduta correta sempre deve ser mantida para evitar acidentes e manter a tradicioalidade.
Devemos entender que no dojo treinamos um Bugei (Arte Militar tradicional japonesa), isto é, um meio "militar" e que exige do aluno disciplina, respeito e caráter.
Clique aqui para acessar o Shinobi Keiko kai Reigi Saho (礼儀作法) - Regras de conduta e etiqueta do Sistema Shinobi Keiko Kai de Arte Marcial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário