2016: O Ano da Katana (刀) no Sistema Shinobi Keiko Kai de Arte Marcial


Símbolo de força, de uma cultura e de um país, a espada curva japonesa é um ícone universal. Feita artesanalmente com uma técnica desenvolvida ao longo de mil e quinhentos anos, ela é internacionalmente reconhecida como a espada de mais alta qualidade já produzida pelo engenho humano.

Dentro da concepção das lâminas japonesas aquelas menores que 1 shaku (aproximadamente 30,3 cm) são consideradas uma Tantō (“lâmina curta”, faca), já aquelas com lâminas medindo mais de 1 shaku e menos de 2 (entre 30,3 e 60,6 cm) são denominadas Shotō ("espada curta"). Por fim, aquelas com lâminas maiores que 2 shaku (mais de 60,6 cm) são chamadas de Daitō ("espada longa").

Em 2015 a Tantō foi escolhida como a Arma do Ano Shinobi keiko Kai. Para 2016 a arma do ano será a Katana, que é uma espada curva com ponta em forma de cunha, empunhadura longa para duas mãos e lâmina comprida com corte unilateral, medindo em média de 60 a 70 cm, podendo ser mais longa.

As técnicas de utilização Katana do Sistema Shinobi Keiko Kai são estruturadas para serem utilizadas por qualquer pessoa, independente de suas limitações físicas e seguem os princípios do Kenjutsu (Técnicas de uso das espadas japonesas) e do Ninpo kenjutsu (Técnicas de uso das espadas Shinobi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário