40ª Quermesse Budista de Brasilia



A CULTURA BUDISTA JAPONESA EM BRASÍLIA! Atrações culturais, oficina de Furoshiki, gastronomia japonesa, barracas de artigos orientais, visitas guiadas ao Templo e meditação durante os cinco finais de semana de agosto!

Há quatro décadas a população brasiliense participa de um evento voltado para a família inteira. E por acontecer durante todo esse tempo, religiosamente durante os fins de semana de agosto e ininterruptamente, virou tradição. Trata-se da “Festa do Buda”, como carinhosamente é chamada.

Em 2013, a Quermesse do Templo Budista de Brasília chega a sua 40ª edição com o tema “Despertando com a Comunidade para a Paz”, cujo símbolo escolhido para a campanha de divulgação foi o sino, elemento que representa o ecoar dessa mensagem. Como de costume, a organização se empenhou em manter o clima calmo e de respeito entre o público que frequenta e a vizinhança. A ideia é melhorar a cada ano.

Para esta edição, o horário será o mesmo do ano anterior, quando a festa passou a começar e terminar mais cedo. A partir das 16h estará aberta ao público e encerrará às 21h. A alteração foi adotada e mantida para reforçar o aspecto familiar da quermesse e para que a comunidade vizinha continue convivendo de forma harmoniosa com o evento, já que, durante todos os fins de semana do mês de agosto costumam circular mais de 15 mil pessoas pelo templo.

Outra medida que continua é a doação de um quilo de alimento não perecível (menos sal) para ter acesso à quermesse. A relação das instituições beneficiadas estará afixada na entrada do templo. Para se ter ideia, em 2012 foram 40 toneladas de alimentos arrecadados durante os fins de semana de quermesse, entregues a 10 instituições carentes. Mais uma maneira que a organização encontrou para dar ainda mais sentido a essa grande festa de celebração da vida.

O público pode ainda conhecer a “nave”, o recinto principal do Templo, e conhecer a história e o significado dos ornamentos, com o auxílio dos guias voluntários da comunidade. Haverá também ofícios de meditação e palestras do Monge Sato.

Origem da festa

A tradicional quermesse, o Urabon ou Festival Obon, é uma festa budista tradicional que tem origem no Sutra Ulambana. Trata-se de uma celebração dos antepassados, em que lembramos e homenageamos todos os que se foram. É uma época de alegria, e não de tristeza e nostalgia, em que apreciamos o que eles fizeram por nós e reconhecemos a continuação de suas sementes nutrindo a nossa vida. A dança do Odori é o símbolo dessa alegria e encontro com nossos antepassados.

A origem da festa está na própria recomendação do Buda Sakyamuni a um dos seus mais elevados discípulos, Mokuren, que dotado de uma extrema sensibilidade sensorial, estava preocupado por ter visualizado a sua mãe falecida presa a um dos seis mundos do sofrimento, o mundo dos fantasmas famintos.

Quando procurado, o Buda disse-lhe: “Em amor a você, sua mãe fez até mal a outros seres para lhe deixar uma fortuna. Mas não fique mais preocupado. Use toda sua herança e ofereça uma festa magnífica para a comunidade. A alegria do povo libertará sua mãe”. Assim nasceu essa tradição do Urabon. Consta que Mokuren ficou tão alegre que bateu as palmas das mãos e dançou alegremente. Diz-se que essa é a origem da dança do Bon Odori.

O Templo Budista se mantém fiel à essência do Bon Odori. As doações feitas pela comunidade são retribuídas com alegria, na grande celebração popular e multicultural, que, a cada ano, vem contando com a presença e o carinho de toda a comunidade de Brasília.

Segurança garantida

O templo contará com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) para garantir segurança ao público. Haverá segurança patrimonia, brigadista e policiamento durante o evento, que será cercado na parte dos fundos do templo por alambrados de dois metros de altura. E como a juventude é uma preocupação constante dos organizadores, não haverá venda de bebida alcóolica, a exemplo do ano anterior.

Gastronomia e cultura

Na programação cultural, a quermesse terá apresentação, todos os fins de semana, dos quatro grupos de Taikô (tambor, em japonês) do Distrito Federal. Destaque para a Yosakoi Soran, coreografia nipônica contemporânea e o Matsuri Dance, estilo mais dançante do Bon Odori, outras duas danças representantes da cultura japonesa e que compõem a agenda. O público poderá dançar à vontade em tablados, sem se preocupar com a poeira. Também vão se apresentar professores e alunos de artes marciais do Templo.

Não vão faltar o melhor yakissoba da cidade, os camarões empanados de tamanho especial, gyoza frito no ponto, tempurá de verduras verdes, sushi fresco, temaki, banana caramelada, udon – além de outras duas novidades que passam a integrar o cardápio: yakitori (espetinho de frango com molho teryiaki) e rolinho primavera. Quanto às bebidas, as opções serão suco, refrigerante e água.

Vale lembrar que o balcão de atendimento será distribuído em baias por especialidade: yakissoba, udon, sushi e sashimi; frituras; e outra para terceira idade. Tudo para agilizar a fila e o tempo de espera.
Produtos japoneses, como doces, roupas e artigos decorativos, serão comercializados nas várias tendas espalhadas pelo evento.

Programação paralela

Um dos grandes destaques desta edição é a oficina de Furoshiki. Trata-se de uma antiga arte japonesa, que envolve dobraduras e amarrações, na qual qualquer objeto pode ser embrulhado. Para isso, basta unir as extremidades de um tecido com um nó mágico. Não há restrição, tudo pode ser embrulhado com rapidez e versatilidade: marmitas, joias, objetos pessoais. Quem dará o curso será a escritora Tereza Hatue, que virá especialmente de Curitiba para ensinar aos interessados essa arte. Serão cinco oficinas, no terceiro fim de semana de quermesse (dias 17 e 18 de agosto): três no sábado e duas do domingo, com entrada franca. O templo pede apenas alguma doação em dinheiro a quem puder contribuir. Interessados devem fazer inscrição pelo e-mail terrapuradf@terrapuradf.org.br ou pelo telefone: (61) 3245-2469.

SERVIÇO

40ª Quermesse Budista de Brasília

Templo Budista de Brasília (EQS 315/316). Todos os sábados e domingos de agosto e 01 de setembro, das 16h às 21h. Entrada mediante doação de um quilo de alimento não perecível. LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS.

Informações à imprensa:
Atelier – Comunicação Personalizada
Diana Leiko
redacao2.atelier@gmail.com
(61) 7815-5015 | 7815-4564 | 3045-4434| 3045-6434


postado por Cris / no comentários
http://www.terrapuradf.org.br/2013/07/22/o-temploeventosquermesse/

Nenhum comentário:

Postar um comentário