Local:
Templo Shin Busidsta, Area Especial 315/316 Sul, Lote 5,
Brasilia - DF (Rua da Unidade 116 Sul do Shinobi Shin Do)
Data:
Todas as noites de sábado e domingo do mês de agosto, das 16 às 21h.
Templo Shin Busidsta, Area Especial 315/316 Sul, Lote 5,
Brasilia - DF (Rua da Unidade 116 Sul do Shinobi Shin Do)
Data:
Todas as noites de sábado e domingo do mês de agosto, das 16 às 21h.
A tradicional Quermesse do Templo em Agosto, o Urabon ou Festival Obon é um festa budista tradicional que tem origem no Sutra Ulambana. Trata-se de uma celebração dos antepassados, em que lembramos e homenageamos todos os que se foram. É uma época de alegria, e não de tristeza e nostalgia, em que apreciamos o que eles fizeram por nós e reconhecemos a continuação de suas sementes nutrindo a nossa vida. A dança do Odori é o símbolo dessa alegria e encontro com nossos antepassados.
A origem da festa está na própria recomendação do Buda Sakyamuni a um dos seus mais elevados discípulos, Mokuren, dotado de uma extrema sensibilidade sensorial, estava preocupado por ter visualizado a sua mãe falecida presa a um dos 6 mundos do sofrimento, o mundo dos fantasmas famintos.
Quando procurado o Buda disse-lhe: “Em amor a você, sua mãe fez até mal a outros seres para lhe deixar uma fortuna. Mas não fique mais preocupado. Use toda sua herança e ofereça uma festa magnífica para a comunidade. A alegria do povo libertará sua mãe”. Assim nasceu essa tradição do Urabon. Quando procurado, o Buda disse a Mokuren para oferecer alimentos e doces para a comunidade. Ele fez as oferendas, libertando sua mãe e sete gerações do sofrimento. Consta que ficou tão alegre, que bateu as palmas das mãos e dançou alegremente. Diz-se que essa é a origem da dança do Bon Odori.:
O Templo Budista se mantém fiel à essência do Bon Odori, na quermesse que já existe há 39 anos. As doações feitas pela comunidade são retribuídas com alegria, na grande celebração popular e multicultural, que, a cada ano, vem contando com a presença e o carinho de toda a comunidade de Brasília.
Na quermesse é possível apreciar as deliciosas comidas japonesas como sushi, sashimi, udon, yakisoba, tempura, guioza. Além das refeições típicas, há a dança coletiva de Bon Odori e Matsuri Dance, esta mais dirigida aos jovens, além das apresentações de grupos de taikô (tambores japoneses), dança japonesa e outras atrações.
Todo o evento é preparado com muito carinho, por um grupo de voluntários do Templo, para que nossos convidados sintam-se bem recebidos.
O templo fica aberto com visitas guiadas, sessões de meditação e palestras sobre o budismo.
A cada ano o evento atrai milhares de visitantes, consta no calendário oficial de Brasília e ocorre todas as noites de sábado e domingo do mês de agosto, das 16 às 21h.

Nenhum comentário:
Postar um comentário